domingo, 17 de maio de 2009

18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial


O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em 2009, esta luta, iniciada no II Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, completa 22 anos.

Naquele momento, os profissionais recusaram o papel de agentes da exclusão e da violência institucionalizadas, que desrespeitam os mínimos direitos da pessoa humana, e inauguraram um novo compromisso em busca de uma Reforma do modelos, das práticas e da política de atenção à saúde mental no país. A causa se tornou eixo de um amplo movimento social. Como um de seus resultados, temos hoje a definição legal da Reforma Psiquiátrica, ainda em fase de implementação.

Diversas atividades serão promovidas pelos Conselhos Regionais e por núcleos do Movimento Antimanicomial para marcar a data, sensibilizar a cultura pela causa antimanicomial, assim como para buscar os avanços necessários à implementação de um modelo de atenção efetivamente antimanicomial. No campo da Psicologia, queremos ainda marcar a posição da profissão diante da questão dos princípios orientadores da atenção à saúde mental no país.

O movimento de luta antimanicomial considera que a loucura pode e deve ter o seu lugar no mundo, que as subjetividades individuais contribuem na construção do todo social e que a aceitação das diferenças, sejam elas quais forem, faz parte do ideal de democracia da nossa sociedade.

Também já se constatou que não há mais espaço para instituições de cuidado focadas no isolamento, pois se sabe que o convívio comunitário e a interação social são fundamentais para todos os seres humanos. Para garantir saúde mental, é preciso garantir o protagonismo social e a condição de cidadania daqueles que trazem como questão o sofrimento psíquico.
A luta antimanicomial, fundamentada no oferecimento de direitos de cidadania e de convivência social aos portadores de transtornos mentais, é um desafio epistemológico para as ciências da saúde (e outras que queiram a elas se aliar).

Confira a programação de alguns dos Conselhos Regionais de Psicologia e de suas organizações parceiras para o 18 de maio deste ano:

Minas Gerais (CRP 04)
Em Montes Claros, na segunda-feira, 18, acontece uma passeata que terá início às 8h da manhã em frente à Prefeitura Municipal e será encerrada com apresentações artístico-culturais. Já estão ocorrendo atividades como exposição de trabalhos das oficinas terapêuticas do serviço de saúde mental, grupos de conversação para os usuários e trabalhadores de Saúde Mental.

Em Governador Valadares, no dia 18 haverá atividades de lazer e culturais na Praça dos Pioneiros – Centro, além de mesas redondas.
Em Juiz de Fora, a programação começa dia 16 e inclui shows, painéis informativos, varal de poesia e exposições de pintura.

http://www.conselhodepsicologiamg.org.br/GeraConteudo.asp?materiaID=963

Pernambuco (CRP 02)
Em Pernambuco, o CRP apoia o Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial que realizará no dia 18 de maio uma passeata pelas ruas do Recife em favor do movimento. A caminhada tem início no Parque 13 de maio e segue em direção ao Marco Zero.


Rio de Janeiro (CRP 05)
O CRP realiza atividade de comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial nesta sexta-feira, 15 de maio, na Cinelândia, Centro do Rio. O encontro, que tem apoio do Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial, terá início às 13h. Durante a tarde, haverá apresentação da banda Sistema Nervoso Alterado e do Grupo de Teatro do Oprimido do Hospital Heitor Carrilho, além do Desfile das Camisas de Força Sociais.

http://www.crprj.org.br/2009050605.asp


São Paulo (CRP 06)
Na capital, acontece a I Feira de Saúde Mental e Economia Solidária, debates e exibição do filme Sobreviventes. Em Sorocaba, a programação conta com debate sobre a Reforma Psiquiátrica na Câmara Municipal.

http://www.crpsp.org.br/crp/Default.aspx

A baixada Santista e o Vale do Ribeira também terão intensa programação. Ver capa e programação.


Goiânia (CRP 09)

O Fórum Goiano de Saúde Mental promove manifestações públicas, atividades culturais e debates ao longo de maio.
A Passeata Maluco Beleza será uma manifestação pública político/cultural para marcar a data e fortalecer a luta por uma sociedade sem manicômios.

Uma mostra de vídeos e o Seminário – A Crise: Desafio Estratégico da Reforma Psiquiátrica também estão na programação.
Confira a programação, que segue até 21 de maio em

http://www.crp09.org.br/pt-br/site.php?secao=noticias&pub=743


Santa Catarina (CRP 12)

Em Santa Catarina, está previsto para 6 de junho o I Encontro dos Movimentos Sociais na Luta Antimanicomial.

No dia 18 de maio haverá programação cultural em Florianópolis, realizada pelo Núcleo Florianópolis do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, com debates e exibição de filmes.

http://www.crpsc.org.br/?open_pag&pid=257


Bahia (CRP 03)
No CRP, que agrega os estados da Bahia e Sergipe, a programação vai do dia 18 ao dia 23 de maio. No dia 23 de maio às 9h30 acontecerá a II Parada do Orgulho Louco. Em Salvador, a caminhada sairá do Cristo em direção ao Farol da Barra e será sucedida por uma feira de artesanato.

Mais informações: gtsm@crp03.org.br


Fonte: Psicologia Online


*****

3 comentários:

Mauro S disse...

Um post sobre a psicologia e os assuntos decorrentes dela, e seus problemas.
Interessante para um determinado número de pessoas.

Amanhã é o teu dia, em pensamentos com você, beijos e ótima semana.
Mauro

Mauro S disse...

Comentei aqui e não foi... muito estranho.
Liberando o comentário?
Um post difícil para a minha interpretação, mas fácil para aqueles que vivem o momento da psicologia.
Enfim, o que importa é a minha amiga, e amanhã estarei em pensamentos com você, para que saia bem na apresentação ou prova.
Beijos, Mauro

Será que este comentário vai aparecer?

ViviS disse...

os comentários dependem de aprovação =)

obrigada pela torcida, bjs