Buenas,
recebi um folheto informativo com uma tabelinha comparando a gripe "normal" e a gripe A.
Segue abaixo a tabela.
Abraços!
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Gripe A H1N1
Marcadores: Diversos
Postado por ViviS às 8/05/2009 08:31:00 PM 3 comentários
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Férias.. será?
hoje entrei em férias na escola, mas semana que vem recomeçam as aulas na pós, hehe.
O bom é que não terei aulas na pós todas as noites, poderei me programar para planejar e montar minhas aulas depois do meu descanso da tarde.
Esse "soninho" tem sido básico para repor energias, e bem necessário para o novo pique que estou vivendo.
Estarei aqui sempre que der, espero que com bem mais frequencia do que tem sido =)
Abraços, até mais!
Postado por ViviS às 7/23/2009 05:22:00 PM 1 comentários
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Rotina
Acordo bem cedo pra ir trabalhar, tento tirar um cochilo de tarde pra recuperar o pique (nem sempre consigo) e 22h tô caindo de sono... mas sabe né, até conseguir dormir mesmo, já é tarde.
Pelo menos nos fins de semana, que normalmente se descansa, eu preparo aulas! hehe
Cá estou eu passando rapidinho só pra não deixar o blog às moscas, o dever me chama, tenho aula amanhã e matéria nova pra ensinar.
Boa semana a todos, tentarei voltar mais seguido!!
Postado por ViviS às 7/13/2009 04:43:00 PM 1 comentários
domingo, 28 de junho de 2009
Atualizando...
é, sei que estou há muito tempo sem atualizar meu blog, mas a correria tem sido grande.
A boa notícia é que agora estou também empregada =)
Sempre que puder, estarei aqui escrevendo.
Obrigada aos amigos que sempre visitam!!
Postado por ViviS às 6/28/2009 06:52:00 PM 0 comentários
sábado, 23 de maio de 2009
17ª FENADOCE - Pelotas/RS
É, está chegando a época da Feira Nacional do Doce,um evento que promove a cultura doceira de nossa cidade e região.
Esse ano o evento acontede de 3 a 21 de junho!
Os ingressos são a preço popular e dão direito a comer um doce, em qualquer um dos quiosques.
Aproveitem e participem desse evento que prestigia as delícias do Sul do Estado.
Mais informações no site da FENADOCE.
Marcadores: Pelotas
Postado por ViviS às 5/23/2009 02:01:00 PM 1 comentários
domingo, 17 de maio de 2009
18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em 2009, esta luta, iniciada no II Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, completa 22 anos.
Naquele momento, os profissionais recusaram o papel de agentes da exclusão e da violência institucionalizadas, que desrespeitam os mínimos direitos da pessoa humana, e inauguraram um novo compromisso em busca de uma Reforma do modelos, das práticas e da política de atenção à saúde mental no país. A causa se tornou eixo de um amplo movimento social. Como um de seus resultados, temos hoje a definição legal da Reforma Psiquiátrica, ainda em fase de implementação.
Diversas atividades serão promovidas pelos Conselhos Regionais e por núcleos do Movimento Antimanicomial para marcar a data, sensibilizar a cultura pela causa antimanicomial, assim como para buscar os avanços necessários à implementação de um modelo de atenção efetivamente antimanicomial. No campo da Psicologia, queremos ainda marcar a posição da profissão diante da questão dos princípios orientadores da atenção à saúde mental no país.
O movimento de luta antimanicomial considera que a loucura pode e deve ter o seu lugar no mundo, que as subjetividades individuais contribuem na construção do todo social e que a aceitação das diferenças, sejam elas quais forem, faz parte do ideal de democracia da nossa sociedade.
Também já se constatou que não há mais espaço para instituições de cuidado focadas no isolamento, pois se sabe que o convívio comunitário e a interação social são fundamentais para todos os seres humanos. Para garantir saúde mental, é preciso garantir o protagonismo social e a condição de cidadania daqueles que trazem como questão o sofrimento psíquico.
A luta antimanicomial, fundamentada no oferecimento de direitos de cidadania e de convivência social aos portadores de transtornos mentais, é um desafio epistemológico para as ciências da saúde (e outras que queiram a elas se aliar).
Confira a programação de alguns dos Conselhos Regionais de Psicologia e de suas organizações parceiras para o 18 de maio deste ano:
Minas Gerais (CRP 04)
Em Montes Claros, na segunda-feira, 18, acontece uma passeata que terá início às 8h da manhã em frente à Prefeitura Municipal e será encerrada com apresentações artístico-culturais. Já estão ocorrendo atividades como exposição de trabalhos das oficinas terapêuticas do serviço de saúde mental, grupos de conversação para os usuários e trabalhadores de Saúde Mental.
Em Governador Valadares, no dia 18 haverá atividades de lazer e culturais na Praça dos Pioneiros – Centro, além de mesas redondas.
Em Juiz de Fora, a programação começa dia 16 e inclui shows, painéis informativos, varal de poesia e exposições de pintura.
http://www.conselhodepsicologiamg.org.br/GeraConteudo.asp?materiaID=963
Pernambuco (CRP 02)
Em Pernambuco, o CRP apoia o Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial que realizará no dia 18 de maio uma passeata pelas ruas do Recife em favor do movimento. A caminhada tem início no Parque 13 de maio e segue em direção ao Marco Zero.
Rio de Janeiro (CRP 05)
O CRP realiza atividade de comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial nesta sexta-feira, 15 de maio, na Cinelândia, Centro do Rio. O encontro, que tem apoio do Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial, terá início às 13h. Durante a tarde, haverá apresentação da banda Sistema Nervoso Alterado e do Grupo de Teatro do Oprimido do Hospital Heitor Carrilho, além do Desfile das Camisas de Força Sociais.
http://www.crprj.org.br/2009050605.asp
São Paulo (CRP 06)
Na capital, acontece a I Feira de Saúde Mental e Economia Solidária, debates e exibição do filme Sobreviventes. Em Sorocaba, a programação conta com debate sobre a Reforma Psiquiátrica na Câmara Municipal.
http://www.crpsp.org.br/crp/Default.aspx
A baixada Santista e o Vale do Ribeira também terão intensa programação. Ver capa e programação.
Goiânia (CRP 09)
O Fórum Goiano de Saúde Mental promove manifestações públicas, atividades culturais e debates ao longo de maio.
A Passeata Maluco Beleza será uma manifestação pública político/cultural para marcar a data e fortalecer a luta por uma sociedade sem manicômios.
Uma mostra de vídeos e o Seminário – A Crise: Desafio Estratégico da Reforma Psiquiátrica também estão na programação.
Confira a programação, que segue até 21 de maio em
http://www.crp09.org.br/pt-br/site.php?secao=noticias&pub=743
Santa Catarina (CRP 12)
Em Santa Catarina, está previsto para 6 de junho o I Encontro dos Movimentos Sociais na Luta Antimanicomial.
No dia 18 de maio haverá programação cultural em Florianópolis, realizada pelo Núcleo Florianópolis do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, com debates e exibição de filmes.
http://www.crpsc.org.br/?open_pag&pid=257
Bahia (CRP 03)
No CRP, que agrega os estados da Bahia e Sergipe, a programação vai do dia 18 ao dia 23 de maio. No dia 23 de maio às 9h30 acontecerá a II Parada do Orgulho Louco. Em Salvador, a caminhada sairá do Cristo em direção ao Farol da Barra e será sucedida por uma feira de artesanato.
Mais informações: gtsm@crp03.org.br
Fonte: Psicologia Online
*****
Marcadores: Psicologia
Postado por ViviS às 5/17/2009 02:45:00 PM 3 comentários
sexta-feira, 8 de maio de 2009
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Aula Magna
A palestrante foi a Profª Drª Valeska Fortes de Oliveira, da UFSM, com o tema: "Educação Contemporânea".
O assunto estava muito legal, os debates, perguntas e questionamentos que se seguiram foram bem interessantes também.
Só me entristeceu a (pouca!) quantidade de alunos presentes. Alguns eu sei que realmente não poderiam estar, devido a trabalho, mas senti falta de muita gente.
Marcadores: Pós-graduação
Postado por ViviS às 5/01/2009 10:03:00 PM 0 comentários
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Proteja o seu "Anjo da Guarda"
A febre amarela silvestre já provocou a morte de algumas pessoas e de muitos bugios em uma extensa área do Rio Grande do Sul desde o final de 2008. No entanto, ao contrário da maioria das pessoas, os bugios são extremamente sensíveis à doença, morrendo em poucos dias após contraí-la. Esses macacos já estão ameaçados de extinção no Estado devido à destruição de seu hábitat natural (as florestas), à caça e ao comércio ilegal de mascotes.
Além de ilegal e de tornar mais crítico o estado de conservação desses animais, essa atitude é extremamente prejudicial para o próprio homem. A morte de bugios por febre amarela alerta os órgãos de saúde locais sobre a circulação do vírus na região, os quais promovem campanhas de vacinação da população humana, como se tem observado em mais de 200 municípios do Estado.
Os bugios NÃO transmitem a febre amarela para o homem e NÃO são os responsáveis pelo rápido avanço da doença no Estado. Eles são as principais vítimas. As mudanças climáticas e a degradação ambiental provocadas pelo homem são as principais responsáveis pelo recente aparecimento de inúmeras doenças infecciosas no Estado. Especialistas acreditam que o avanço da doença tem sido facilitado pelo deslocamento de pessoas infectadas ou pela dispersão dos mosquitos ou outro hospedeiro ainda desconhecido.
Pergunto: “Você mataria o seu anjo da guarda?”
Dr. Júlio César Bicca-Marques
Professor Titular
Grupo de Pesquisa em Primatologia
Faculdade de Biociências/PUCRS
jcbicca@pucrs.br
Apoiam a campanha “Proteja seu Anjo da Guarda”
- Ministério da Saúde (
- Sociedade Brasileira de Parasitologia
- Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
- Sociedade Brasileira de Primatologia
- Asociación Mexicana
- Secretaria
- Centro Estadual de Vigilância
- Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul
- Secretaria Municipal do
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Faculdade de Biociências, Museu de Ciências e Tecnologia e Instituto do
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Programa Macacos Urbanos)
- One Earth Institute/EUA
- Associação para Conservação da Vida Silvestre
-
- Departamento de Vigilância Ambiental de Cachoeira do Sul
*****
Marcadores: Biologia, Conservação
Postado por ViviS às 4/27/2009 02:00:00 PM 0 comentários
Rattus norvegicus
Eles são da mesma espécie do rato marrom (vulgarmente conhecido como ‘rato de esgoto’, Rattus norvegicus), porém devido aos séculos de isolamento e sucessivas gerações, se tornaram isentos de patogenes (doenças) e perderam sua agressividade. Algumas linhagens são largamente utilizadas como animais de experimentação ou como alimento de serpentes de grande porte e pequenos carnívoros.
De todos os roedores mantidos como animais de estimação, são uns dos mais inteligentes e interativos. São de fácil manutenção e não necessitam de vacinação. Medem de 30 a 50 cm, incluindo a cauda, e alguns machos podem ultrapassar os 500 gramas de peso. Costumam viver de 2,5 a 3 anos, embora existam relatos de animais que alcançaram os 4 anos de idade. Na Europa e EUA, onde são conhecidos como “Fancy Rats”, é comum sua criação, existindo até clubes de criadores, exposições e campeonatos envolvendo diferentes variedades. Hoje encontram-se em alguns países aproximadamente 25 cores diferentes de pelagens, outros tipos de “marcações” (blazed, Irish, capped, etc.) e variedades (como o “dumbo” ou o “hairless”)."
Nossa, que legal, a pessoa que escreveu tudo isso realmente pesquisou sobre o assunto :B
-
Comportamento:
Por ser um animal de hábitos noturnos, o twister costuma dormir durante o dia e estar mais ativo à noite."
Mentira. Eu tenho 19 fêmeas e 6 machos e todos são diurnos e dormem à noite. Alguns dormem de madrugada, mas raramente dormem durante o dia. Só se estiver muito quente. o.o Enfim...
"Os machos costumam ser mais calmos e preguiçosos, sendo considerados os favoritos entre os que criam esses animais, enquanto as fêmeas são mais ativas e brincalhonas. São inteligentes e curiosos, aos quais até se pode ensinar alguns truques, como atender pelo nome ou obedecer a comandos. Além disso, são sociáveis, o que permite (e é recomendável) manter mais de um exemplar junto, inclusive machos. Comumente observa-se uma dupla ou integrantes de um grupo coçando e penteando-se, uns aos outros, ou dormindo juntos. Os twisters apreciam dar passeios e “xeretar” o ambiente novo no qual se encontram, escalando moveis, se escondendo debaixo da mobília ou se embrenhando entre objetos. Os machos costumam marcar com gotinhas de urina tudo o que consideram sua “propriedade”, ocasionalmente até o próprio dono, sendo esse comportamento também observado em menor intensidade nas fêmeas."
Mentira [2]. As minhas fêmeas marcam tanto o território quanto os machos hauhauahuahu Na verdade, meus machos são até mais educados! Depois de marcar uma vez o território, se ninguém mais fizer xixi naquele local, eles deixam quieto :) Ao contrário das fêmeas que, por algum motivo, insistem em dizer que aquilo é delas e deu (é, isso inclui eu).
"Pelo fato de serem interativos, criam estreito laço com o dono, sabendo reconhece-lo e atendendo a sua voz. Quando criados desde filhotes junto a pessoas, se tornam muito dóceis e aceitam ser manipulados e acariciados, e geralmente respondem ao agrado com lambidinhas. Não é raro vê-los apoiados sobre o ombro ou aninhados ao colo do dono."
Filhotes:
Embora os filhotes devam ficar com a mãe até a sexta semana de vida, o que é importante para sua formação, geralmente se vê filhotes muito novos à venda, com 3 semanas de vida. Quando pequenos, tendem a ser tímidos, porém, sempre dispostos a brincar, inclusive com humanos."
"Nesse período deve-se fazer sua adaptação ao local onde vai morar e as pessoas da casa. Não é difícil encontrar filhotes “medrosos” que tendem a defecar e urinar quando são pegos, nesses casos, deve-se conquistar sua confiança aos poucos, oferecendo algumas guloseimas diretamente a ele, a fim de que acostume com sua mão, e ir manipulando-o aos poucos. Pode-se também soltar o filhote em algum local, como um sofá, e deixar ele explorar o local e, sentado, o dono deve toca-lo e acaricia-lo, para que com o tempo ele perceba que aquele não oferece nenhum risco."
Acomodação:
Pode-se mantê-los em gaiolas, terrários ou até mesmo em caixas organizadoras plásticas. Como são animais que necessitam de espaço, as acomodações deverão ter dimensões adequadas para o número de twisters mantidos; gaiolas para ferrets e chinchilas ideais por serem espaçosas, mas uma gaiola grande para hamster também pode ser utilizada; um terrário com medidas 70x50x40 acomoda dois twisters, porém sempre deverá ter tampa a fim de evitar fugas."
Eu deixava a gaiola das fêmeas (quando tinha apenas 3) aberta e a única que saia era a Mochi, pra dormir com os machos. Nunca me causou problemas, mas, devido uma queda absurda, ficou paralítica e veio a ser sacrifica um ano depois...
Twisters raramente fogem. Eu deixo de vez enquando meus machos passearem pelo quarto :)
"Deve-se sempre oferecer uma “cama” ou “toca”. Ela pode ser um pote plástico de sorvete de 2 litros, um cano largo de PVC, uma caixa pequena de papelão (levando em consideração que, dependendo do material da toca, esta poderá não durar muito, uma vez que seus usuários apreciam mordiscála regularmente).Twisters apreciam canos e túneis, bem como “redes” e tubos suspensos de pano (em inglês, chamados de ‘hammocks’ e ‘tube lofts’) como os de ferrets, os quais podem ser compradas ou, com um pouco de habilidade e criatividade, fabricados em casa."
Eu uso uma casinha de madeira...
As caixas de papelão nem eram roídas, o meu maior problema era a durabilidade dela devido à urina.
"Dê preferência a potes pesados (como os de aço inox, próprios para aves) e/ou que ficam presos à gaiola para pôr o alimento. Por serem bagunceiros, costumam derrubar os potes, derramando toda a comida. Utilize também bebedouros do tipo “mamadeira” (aqueles usados para hamsters). Utiliza-se como forração da gaiola ou terrário o Corn Cob, por ser mais absorvente. No entanto, existem outras opções baratas e econômicas como areia higiênica para gatos ou o Zoocel. A maravalha (serragem de pinus ou cedro) não é recomendada, uma vez que é tóxica, podendo ocasionar problemas respiratórios, além de ser muito menos absorvente."
Eu recomendo o bebedouro pra chinchila. Tem bolinha e não vaza, os pra hamster eles roem, principalmente quando estão entediados (no caso de ratos que ficam isolados, seja pra cruzamento, espera de filhotes ou até por ter apenas um companheiro - é como um brinquedo molhado pra eles, no verão é quando mais destroem esses objetos)
Alimentação:
A base da alimentação do twister deve ser ração peletizada própria para animais de laboratório pois contém todos os nutrientes e vitaminas necessárias para ele ficar saudável. Mas devido à dificuldade de se encontrar esse tipo de produto à venda, pode-se optar por outras alternativas e tentando variar ao máximo a dieta do animal. Rações extrusadas para hamsters e outros roedores podem ser utilizadas como base da sua alimentação.Por serem onívoros, teoricamente comem de tudo, mas nem todos os alimentos farão bem à sua saúde. O seu cardápio deve conter frutas e legumes, frescos, cozidos ou secos, verduras de cor escura, tubérculos (raízes como batata e aipim) e leguminosas (feijões, exceto o preto, grão de bico, ervilhas) cozidos, e variadas sementes e grãos: arroz com casca, aveia, alpiste, semente de abóbora, painço, sorgo, linhaça, granola in natura, etc. Deve-se evitar o milho em grão, cru, pois é comprovado que pode causar câncer nos animais. O girassol e amendoim podem fazer parte alimentação, porém, em pouquíssimas quantidades, uma vez que são extremamente oleaginosos, o que acarreta em um rápido ganho de peso e seu excesso pode comprometer o bom funcionamento do fígado."
Meus machos não comem amendoim (o torrado que é o que eu dou) e muito pouco girassol. São extremamente "saudáveis" por conta deles hauhauaha
Enfim, a dieta dos meus é a seguinte:
- Maçã seca
- Sucrilhos sem açúcar
- Aveia grossa
- Semente de girassol
- Granola
- Ração de cachorro/filhotes
E dou uns petiscos, como pão, chocolate e às vezes, um suquinho ou outro. Eles adoram leite. :V
"Pode-se também oferecer uma fonte de proteína animal, como ovo, carne de peixe, miúdos ou tutano de osso de frango, tudo sempre cozido, esporadicamente e em pequenas quantidades.As rações secas de cães ou gatos não devem ser usadas como base da alimentação, visto que foram formuladas para animais de hábitos carnívoros, contendo altos teores de gordura e proteína. No entanto podem ser oferecidas esporadicamente também como fonte de proteína animal, principalmente para fêmeas amamentando."
A ração de cachorro do cardápio dos meus é bem por essas: fonte de proteína animal.
"Nunca se deve oferecer alimentos açucarados ou frituras, alface, alfafa, chocolate, rabanete, espinafre, tomate, laranja (machos não podem), tubérculos e leguminosas crus, pepino ou carne. Algumas guloseimas podem ser dadas, com moderação, como biscoito para cães, iogurte e outros derivados do leite, macarrão cru ou cozido, flocos de milho (sem açúcar) e de arroz, biscoito tipo “cracker”, castanhas e nozes, larvas de tenébrio ou grilos de criação, pão torrado. Existem também à venda no mercado vitaminas hidrossolúveis, as quais são ministradas em gotas no bebedouro, que são recomendadas em casos de enfermidades, desnutrição ou fêmeas lactantes."
Alface dá diarréia, alfafa dificulta a digestão, chocolate só faz mal em excesso, rabanete e espinafre eu não lembro, tomate tem ácidos como a laranja, parece. E a laranja faz mal tanto pra fêmeas como pra machos, mas apenas os machos desenvolvem problemas graves e sem recuperação, como problemas nos rins, fígado e derivados.
Reprodução:
Um twister é sexualmente maduro com 60 dias de vida, porém, a idade ideal de procriálos é entre os 4 – 10 meses de idade. As fêmeas entram no cio a cada 4 ou 5 dias, e podem gerar de 8 a 12 ninhadas por ano."
A Dori (primeira rata) na primeira ninhada deu 6 lindos chicletinhos x) Enquanto uma rata alheia que eu não lembro de quem é, deu 5. Na primeira ninhada da filha da Dori (a Brinx, meia-irmã da Mochi) nasceram 13 lindos bebês, todos saudáveis e chorões. Vai de cada fêmea - então, nunca leve uma média a sério.
"No entanto, recomenda-se estabelecer um descanso entre as ninhadas, de um mês no mínimo. A atividade reprodutiva das fêmeas cessa quando estão com 1 ano e alguns meses de idade, enquanto um macho é fértil durante toda a vida. Como são animais que em natureza vivem em colônias podem ser mantidos em casais ou haréns durante toda a vida. O problema está no fato de serem prolíferos, sendo assim, um único casal durante toda a sua vida poderá gerar centenas de descendentes. Assim que a fêmea dá a luz, entra novamente no cio, sendo coberta novamente pelo macho, e quando a primeira ninhada estiver desmamando, nascerá uma outra. Além disso, ninhadas sucessivas estressam e envelhecem mais rapidamente as fêmeas. Por isso, é recomendável ao criador separar as matrizes a fim de evitar animais excedentes e exaustão da fêmea."
Teve uma senhora que disse que o segredo da vida está em ser virgem. A Heleonor é virgem e logo, logo fará 5 aninhos. hauhauahahuaha
Comentário tosco aleatório /duh
"O ideal é que cada matriz tenha 4-5 ninhadas durante toda a sua vida. Fêmeas criadas num mesmo ambiente também podem permanecer juntas nesse período, pois se revezam nos cuidados das ninhadas, inclusive as que não estão com filhotes, que fazem o serviço de ‘babás’. Deve-se oferecer bastante material (papel higiênico sem odor/papel toalha) para a elaboração do ninho. É importante reforçar a alimentação da mãe, principalmente com alimentos com um maior teor proteína e gordura, desde a prenhez até o desmame. A gestação pode durar de 21 a 25 dias e nascem em média 12 filhotes. Estes ao nascer são pelados, cegos e surdos. Nesse período não se pode toca-los ou perturbar a mãe, do contrário esta pode devorar ou abandonar a prole. Com uma semana de vida, já surgem os pêlos; aos 14 – 18 dias de vida os olhos se abrem."
Tanto a Dori quanto a Brinx (minhas duas reprodutoras) deixaram eu pegar os filhotes nos primeiros dias, sem limpar a mão nem nada. (Gente, essa coisa de adoecer o filhote tocando nele é LENDA pras pessoas não tocarem nos filhotinhos com pedigrees nas pet shops ;D) Nunca houve canibalismo ou abandono. Brinx não cuidava direito, deixava de mamar pra receber carinho, mas nunca largou um filhote e na hora de mamar, era pra mamar! Dori deixava eu pegar os filhotes, mas como era inverno, quando eu ia devolver ela pegava, colocava no ninho e ficava me lambendo. Brinx também lambe.
Vai da confiança do bichinho na pessoa, creio.
"A gaiola/terrário só poderá ser limpa(o) novamente quando os filhotes estiverem com os pêlos completamente crescidos, lá pelo final da 2ª semana (nesse período já é possível manuseá-los).Os filhotes dependem dos cuidados maternais até a sexta semana, mas já podem ser desmamados quando já estiverem ingerindo alimentos sólidos (3ª semana de vida). A separação de filhotes machos e fêmeas deve ocorrer na sexta semana de vida e a diferenciação dos sexos se pode ser notada pela distância da genitália ao ânus: nas fêmeas essa distância é bem menor. Além disso, somente elas apresentam tetas."
Eu limpei mais de uma vez a gaiola enquanto eles ainda estavam peladinhos, ainda os deixei em cima da cama e nada aconteceu.
Quem come os filhotes são os camundongos e os hamsters. Ratos são como cachorrinhos pequenos e rabudos.
Nota: dependendo do cachorro, nem é, porque tem umas cadelas que protegem a ninhada, e nenhuma das minhas fêmeas é agressiva em relação a filhotes. Inclusive, estou com uma prenha no momento, agouti, pra quem se interessar :P (realmente não acredito que alguém leu a matéria até aqui, mas enfim.
Postagem feita por Nah em: Notícia Animal
Postado por ViviS às 4/27/2009 12:35:00 PM 0 comentários
quinta-feira, 23 de abril de 2009
A Espera de Um Milagre
Gostei do filme por vários motivos. É um filme baseado no livro de Sthepen King, gosto das obras dele, de um modo geral. Gostei da escolha dos atores, Tom Hanks é 10, Michael Duncan esteve impecável, e lógico que tenho que tecer meu elogio ao maior "ator" em ação: Mr. Jingles!
**Alguns dados e curiosidades sobre o filme - (fonte: Adoro Cinema)
Sinopse do filme - Ambientado em 1935, no corredor da morte de uma prisão sulista, À espera de um milagre é a história entre o chefe de guarda da prisão (Tom Hanks) com um de seus prisioneiros (Michael Clarke Duncan). Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.
Curiosidades
- O livro "The Green Mile", que serviu de base para a elaboração do roteiro de À Espera de um Milagre, foi publicado nos Estados Unidos em seis volumes.
- Trinta ratos de verdade se revezaram em cena para "interpretar" o ratinho Mr. Jingles.
- No filme À Espera de um Milagre existem três guardas penitenciários cujos nomes são Harry, Dean e Stanton. Trata-se de uma homenagem ao ator Harry Dean Stanton, que participa do filme interpretando o condenado que é sempre chamado para testar a cadeira elétrica.
- Este é apenas o 2º filme do diretor Frank Darabont e é também a 2ª vez que trabalha com um roteiro baseado num livro de Stephen King. Seu trabalho anterior fora Um Sonho de Liberdade, de 1994.
- O filme arrecadou, apenas nos Estados Unidos, mais de 130 milhões de dólares, mesmo com seu tempo de duração sendo de 3 horas.
Marcadores: Cinema
Postado por ViviS às 4/23/2009 11:39:00 PM 0 comentários
terça-feira, 21 de abril de 2009
Andrea Bocelli - Incanto
Incanto
É nome do mais novo trabalho de Andrea Bocelli, que hoje se apresentou em São Paulo, no Parque da Independência, em um show aberto ao público.
Claro (e infelizmente) que eu não estava lá, por causa da distância geográfica, mas gosto e admiro muito esse ragazzo!
Marcadores: Música
Postado por ViviS às 4/21/2009 08:06:00 PM 0 comentários
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Buraco Negro
Matéria (massa) é que "produz" campo gravitacional a sua volta.
Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.
Leia mais no site do Observatório da UFMG
Marcadores: Física
Postado por ViviS às 4/17/2009 09:56:00 PM 0 comentários
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Lev S. Vygotsky
O objetivo de suas pesquisas iniciais foi criação artística. Foi só a partir de 1924 que sua carreira mudou drasticamente, passando Vygotsky a dedicar-se a psicologia evolutiva, educação e psicopatologia.
A partir daí ele concentrou-se nessas área e produziu obras em ritmo intenso até sua morte prematura em 1934, devido a tuberculose.
Devido a vários fatores, inclusive a tensão política entre os Estados Unidos e a União Soviética após a última guerra, o trabalho de Vygotsky permaneceu desconhecido a grande parte do mundo ocidental durante décadas.
Quando a Guerra Fria acabou, este incrível patrimônio de conhecimento deixado por Vygotsky começou a ser revelado.
O nome de Vygotsky hoje dificilmente deixa de aparecer em qualquer discussão séria sobre processos de aprendizado.
Marcadores: Educação, Vygotsky
Postado por ViviS às 4/15/2009 05:12:00 PM 0 comentários
domingo, 12 de abril de 2009
sábado, 11 de abril de 2009
Como dar uma boa aula?
Opa, "pera aí", mas farpa porquê?
Não há uma resposta exata para isso. Ensinar não é como receita de bolo.
Participei recentemente de uma seleção para professor de Biologia. Fiquei pra trás por causa dos títulos que os outros tem e que me faltam. Claro que tive os momentos "deprê" achando que a aula que dei não fora tão boa. Mas o que definiria uma aula de qualidade? Assunto para se pensar...
Por enquanto volto pros livros e estudos, a fim de garimpar meus títulos e, quem sabe, meu sonhado emprego. Novos concursos para professor de Ciências e Biologia virão.
Marcadores: Biologia, Ciências, Concurso, Docência
Postado por ViviS às 4/11/2009 02:48:00 PM 0 comentários